Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU interpela CEDEAO sobre estabilização do Mali

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança das Nações Unidas exortou a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a preparar propostas pormenorizadas para uma força de estabilização no Mali para trazer a paz e a estabilidade neste país, indica um comunicado divulgado sábado em Nova Iorque.

Reunida sexta-feira à noite, o Conselho condenou as violações dos direitos humanos e a destruição dos sítios antigos no Mali.

« Os 15 membros do órgão encorajam a CEDEAO a preparar as opções pormenorizadas relativas aos objetivos, aos meios e às modalidades da força sub-regional proposta. Pediu-se igualmente ao Conselho Económico e Social da ONU (ECOSOC) para trabalhar em estreita colaboração com as autoridades de transição malianas, a Comissão da União Africana (UA), e os países da região, com o apoio do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon”, sublinha o comunicado.

Os membros do Conselho de Segurança congratularam-se com o regresso a Bamako, a capital maliana, do Presidente interino, Dioncounda Traoré.

Reiteraram o seu apoio aos esforços de mediação da CEDEAO e da UA para permitir a instalação rápida de um Governo de Unidade Nacional e para o prosseguimento dos esforços a fim de garantir a consolidação das instituições governamentais e a realização de eleições logo que possível.

Os membros do Conselho exprimiram igualmente o desejo de que o Conselho Nacional para a Recuperação da Democracia e Restauração do Estado (CNRDRE), responsável pelo golpe de Estado, seja dissolvido, apelando de novo a todos os membros das forças armadas malianas para regressar aos seus quartéis e abster-se de qualquer ingerência nos assuntos políticos e no trabalho das autoridades de transição.

-0- PANA AA/MA/AKA/AAS/FK/IZ 12agosto2012