Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU insta Líbios ao diálogo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas renovou no fim de semana o seu apelo aos Líbios para resolverem os seus diferendos de maneira pacífica pelo diálogo depois dos recentes confrontos em Benghazi, no nordeste do país.

O Conselho sublinha, num comunicado entregue à PANA em Nova Iorque, que os seus membros exprimiram profundas preocupações depois dos recentes atos de violência ocorridos em Benghazi, fazendo vários mortos, e exorta todos os Líbios a reunirem-se em redor das suas instituições legítimas, civis e militares.

Os Líbios são igualmente encorajados e engajarem-se no processo político de reconciliação e reformas constitucionais por meios pacíficos e inclusivos, subtendidos pelo respeito do Estado de Direito.

Por seu turno, as autoridades líbias são convidadas a levar a cabo inquéritos sobre todos os casos de violação dos direitos humanos e julgar os seus autores.

Os membros do Conselho exprimiram as suas profundas preocupações pela persistência das detenções arbitrárias sem a organização de um julgamento equitativo para milhares de pessoas detidas fora do controlo das autoridades nacionais e exortou a sua libertação imediata ou a sua transferência para centros de detenção sob o controlo do Estado.

Eles condenaram os casos de tortura e de maus tratos observados nos centros ilegais de detenção e sublinharam que a tortura e as execuções extrajudiciais não deveriam ser toleradas.

O comunicado acontece três dias depois do briefing feito ao Conselho por Tarek Mitri, representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL), que declarou que a gestão da transição democrática na Líbia será difícil tendo em conta o legado de décadas de regime brutal, e que o país poderá aproveitar um diálogo político nacional para o futuro.

-0- PANA AA/MA/ASA/AAS/SOC/MAR/IZ 24junho2013