Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU exorta forças sudanesas a retirar-se de Abyei

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança das Nações Unidas instou o Governo do Sudão a retirar “imediatamente” as suas forças armadas de Abyei, uma zona reivindicada ao mesmo tempo pelo norte e pelo Sudão Sul.
 
Num comunicado presidencial divulgado segunda-feira em Nova Iorque, o presidente do Conselho de Segurança, o Gabonês Nelson Messone, condenou firmemente « a influência do Governo do Sudão e a persistência do controlo das suas forças armadas na zona de Abyei ».

« O Conselho exorta as forças armadas sudanesas a proceder a uma cessação imediata das pilhagens, incêndios e a ocupação ilegal », sublinhou o comunicado.

« O Conselho sublinhou que todos os que são culpados de violações das leis internacionais, incluindo as leis humanitárias e as leis sobre os direitos humanos, mas também os comanditários de tais atos serão obrigados a assumir as suas responsabilidades », acrescenta o comunicado.

A nota indica que as vias de acesso aos abastecimentos foram bloqueados e uma ponte foi destruída no sul de Abyei pelas forças armadas sudanesas.

O Conselho de Segurança apelou a todas as partes para o respeito dos princípios humanitários e para permitir ao pessoal humanitário aceder livremente e a tempo às pessoas vulneráveis e às comunidades afetadas pelos combates.

Há agluns dias, o Secretário-Geral das NaçõesUnidas, Ban ki moon, lançou um apelo às duas partes para cessar as hostilidades, para retirar todas as suas forças e elementos armados da zona de Abyei e para se abster de cometer outros atos de agressão.

As violências e a pilhagem eclodiram em Abyei depois de os soldados governamenais tomarem o controlo da cidade em Maio, causando a deslocação de perto de 45 mil pessoas.

-0- PANA AA/VAO/LSA/AAS/SOC/MAR/IZ 07junho2011