Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU defende eleições inclusivas e credíveis na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) reafirma o seu compromisso a favor de eleições inclusivas, pacíficas e credíveis na República Democrática do Congo (RDC), declarou quarta-feira a sua delegação em Kinshasa.

Durante uma conferência bissemanal da ONU em Kinshasa, a porta-voz da Missão de Observação das Nações Unidas no Congo (MINUSCO), Florecen Marchal, disse que o CS se inscreve no respeito pela Constituição congolesa e pelo Acordo de 31 de dezembro de 2016.

Trata-se nomeadamente do respeito pelas medidas de descrispação, pelas liberdades fundamentais e pela lei eleitoral, acrescentou.

O CS da ONU insistiu no caráter excecional da situação atual na RD Congo, frisou Marchal, afirmando que as eleições de 23 de dezembro próximo representam uma oportunidade histórica para uma primeira transição democrática e pacífica no país.

Marchal lembrou igualmente que o objetivo da visita da delegação do CS a Kinshasa é informar-se, ouvir e pesar com o seu peso para acompanhar a RD Congo no caminho da paz, da estabilidade e da prosperidade.

A seu ver, esta transição deve abrir a via à consolidação e à estabilidade, e criar condições propícias ao desenvolvimento.

Reconheceu os progressos suplementares já realizados nos preparativos técnicos, advogando no entanto um diálogo entre todas as partes para criar um amplo consenso sobre eleições realmente credíveis e transparentes num clima apaziguado.

O CS reiterou igualmente o seu apoio à MONUSCO e à representante especial do Secretário-Geral da ONU pelo trabalho notável realizado num contexto difícil.

-0- PANA KON/IS/SOC/MAR/DD 11out2018