Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU condena sequestro de embaixador jordano na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou vigorosamente o sequestro, terça-feira à noite em Tripoli, do embaixador jordano na Líbia, Faouaz al-Atyan.

Num comunicado publicado terça-feira durante uma sessão em Nova Iorque, o Conselho de Segurança exprimiu a sua preocupação por esta agressão e pediu a libertação imediata do diplomata.

O Conselho sublinhou a necessidade de julgar os autores deste ato em tribunal e instou o Governo líbio a proteger os diplomatas e os seus bens, bem como respeitar os seus compromissos internacionais neste efeito trabalhando para a libertação pacífica do embaixador jordano.

O comunicado reafirmou, por outro lado, o compromisso do Conselho de Segurança e da comunidade internacional em apoiar o processo de transição democrática na Líbia.

O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Abdelaziz, declarou terça-feira à noite à imprensa que o embaixador jordano está em boa saúde sem mais precisões.

Os sequestradores do embaixador jordano na Líbia, Faouaz al-Atyan, reclamaram pela libertação dum recluso líbio islamita radical que está a cumprir uma pena de prisão perpétua na Jordânia, segundo investigadores líbios.

O Governo líbio condenou vigorosamente este seuestro, afirmando que ele não iria prejudicar a solidez das relações entre os dois países.

Por seu lado, as autoridades jordanas exortaram os responsáveis líbios a envidar todos os esforços para libertar o embaixador e entregá-lo ao seu país.

-0- PANA BY/JSG/FK/TON 16abril2014