Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU condena ataques contra locais diplomáticos

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou "de maneira enérgica" a série de ataques violentos cometidos a 13 e 14 de setembro em vários locais contra Embaixadas e Consulados de países membros.

"Os membros do Conselho exprimiram a sua profunda preocupação face a estes ataques, lembrando que a natureza dos locais diplomáticos é pacífica e que uma das missões principais dos diplomatas constitui a promoção duma melhor compreensão entre os países e as culturas", indica o comunicado divulgado pelo Conselho composto por 15 Estados-membros.

O comunicado, entregue à PANA em Nova Iorque, indica que o Conselho de Segurança reafirmou que tais "atos são injustifáveis, quaisquer que sejam as motivações, os lugares e os seus autores".

Ele notou que pelo menos sete pessoas teriam sido mortas durante violentas manifestações que tiveram lugar fora dos locais diplomáticos de vários países ocidentais no Médio Oriente, em resposta a um filme realizado nos Estados Unidos e considerado como um insulto ao Islão.

O Conselho exortou igualmente as autoridades a proteger os sítios diplomáticos e consulares, incluindo o pessoal e a a respeitar plenamente as suas obrigações internacionais.

As Embaixadas e Consulados dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da Alemanha na Líbia, no Iemen, na Tunísia e no Sudão fazem parte dos que foram atacados no quadro das manifestações contra este filme julgado blasfematório.

-0- PANA AA/SEG/ASA/SSB/MAR/TON 16set2012