Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU condena atentado terrorista contra hotel na Somália

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou firmemente, segunda-feira, os ataques levados a cabo domingo contra o hotel Sahafi em Mogadíscio, na Somália, pela insurreição Al-Shabaab, fazendo vários mortos e feridos.

"Os membros do Conselho de Segurança exprimem a sua profunda simpatia e as suas condolências às famílias das vítimas, bem como ao povo e ao Governo da Somalia, desejando rápida melhoras aos feridos", indica um comunicado divuglado em Nova Iorque.

Os membros do Conselho prestaram igualmente homenagem ao Exército nacional somalí por ter respondido prontamente ao ataque.

Reafirmando a sua determinação em lutar contra as formas de terrorismo, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, o Conselho declarou que o terrorismo, sob todas as suas formas e manifestações, constitui uma das ameaças mais graves à paz e à segurança internacionais e que qualquer ato de terrorismo é criminoso e injustificável, "independentemente da sua motivação, lugar, tempo e autoria".

O Conselho sublinhou a necessidade de julgar os autores, organizadores, financiadores e comanditários destes atos de terrorismo reeprenssíveis. Exortou todos os Estados a cooperar ativamente com as autoridades somalís, em conformidade com as suas obrigações decorrentes do Direito Internacional.

Lembrou aos Estados-membros que devem velar por que as medias tomadas para lutar contra o terrorismo estejam conformes a todas as suas obrigações em virtude do Direito Internacional, em particular o Direito Internacional dos Direitos Humanos, o Direito Internacional Humanitário e o Direito dos Refugiados.

O Conselho reiterou, além disso, o seu apoio à transição da Somália para uma maior paz e estabilidade, sublinhando que "nenum desses ataques terroristas enfraquecerá a nossa determinação".

-0- PANA AA/AR/AKA/BEH/IBA/MAR/IZ 03nov2015