Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU condena assassinato de mais de 30 Etíopes cristãos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o assassinato "odioso e cobarde" de mais de 30 Etíopes cristãos na Líbia por um grupo filiado no Estado Islâmico do Iraque e do Levant (EIIL/Daech).

Numa declaração à imprensa divulgada segunda-feira à noite, os membros do CS consideram que "este crime mostra mais uma vez ainda a brutalidade do EIIL, responsável por milhares de crimes e abusos contra pessoas de todas confissões, étnias e nacionalidades".

Exprimiram a sua profunda simpatia e as suas condolências às famílias das vítimas, ao Governo de Etiópia, bem como às famílias de todas as vítimas de Daech reiterando a sua firme condenação da execução dos indivíduos e de comunidades inteiras com base na sua religião ou na sua crença.

O CS sublinhou uma vez ainda que "EIIL deve ser vencido e a intolerância, violência e o ódio de que dá prova devem ser erradicadas".

Reclamou "pela liberdade imediata e sem condições de todas as pessoas retidas como reféns pelo EIIL, os grupos que obedeceram à EIIL, as entidades de Ansar Al Sharia e todos os outros indivíduos, grupos e entidades associados a Al Qaida".

A ala líbia de Daech divulgou domingo um vídeo que mostra o assassinato de mais de 30 Etíopes cristãos.

-0- PANA BY/TBM/MAR 21abril2015