Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU condena ataques de Boko Haram

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou nos termos mais fortes a escalada dos ataques perpetrados pelo grupo terrorista Boko Haram na fronteira entre os Camarões e a Nigéria, nomeadamente os ataques desta semana que custaram a vida a soldados tchadianos e camaroneses e alguns civis.

Os 15 membros do Conselho de Segurança, num comunicado publicado quinta-feira em Nova Iorque, exortaram os países da região a melhorar a coordenação das operações militares e a combater mais eficazmente o Boko Haram.

O Conselho de Segurança sublinhou que o grupo terrorista, depois mais de um ano de ataques mortíferos em grande escala no norte da Nigéria, atacou aldeias situadas nos Camarões estas últimas semanas, deslocando milhares de pessoas para os países vizinhos e suscitando receios que a sua insurreição se expandia para além da Nigéria.

No comunicado do Conselho de Segurança, o segundo sobre os ataques do Boko Haram na semana, os membros saudaram a assistência rápida do Exército tchadiano na luta contra o grupo terrorista na Nigéria, durante a qual uma parte do território foi retomada pelos insurretos e mais de 200 membros do grupo terrorista foram neutralizados e equipamentos recuperados.

Ele fazia alusão ao ataque de 3 de fevereiro, ocorrido na fronteira entre os Camarões e a Nigéria contra o contingente do Exército tchadiano desdobrado para combater o Boko Haram nos Camarões e na Nigéria. Este ataque causou a morte de 13 soldados tchadianos e feriu 21 outros, segundo o comunicado.

O Conselho condenou igualmente um ataque ocorrido a 4 de fevereiro contra a população civil e as tropas camaronesas, que custou a vida a pelo menos três soldados camaroneses e um número importante de civis em Fotokol.

O contra ataque do Exército tchadiano contra o Boko Haram no território nigeriano foi levado a cabo com o acordo e a colaboração da Nigéria.

-0- PANA AA/SEG/AKA/MAR/TON 06fevereiro2015