Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU condena ataque contra hotel na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou com veemência o ataque terrorista mortal perpetrado contra o hotel Corinthia, em Tripoli, e sublinhou a necessidade de julgar os autores, os financiadores e os mandantes destes atos "repreensíveis" diante da justiça.

Num comunicado de imprensa publicado terça-feira em Nova Iorque (Estados Unidos), os membros do Conselho de Segurança condenaram com firmeza este incidente e exprimiram a sua profunda simpatia e as suas condolências às famílias das vítimas deste "ato hediondo", desejando rápidas melhoras às pessoas feridas.

Homens armados atacaram terça-feira o hotel Corinthia, na capital líbia, após a explosão duma viatura armadilhada, matando nove pessoas, das quais cinco estrangeiros, incluindo um Americano reformado dos serviços de segurança.

Este ataque terrorista foi reivindicado pela ala líbia da organização Daech (Estado Islâmico).

O ataque mortal acontece enquanto a segunda série de negociações políticas entre as partes líbias decorre em Genebra, na Suíça, numa atmosfera que a ONU descreve como "positiva" onde os participantes "apelaram a todos os Líbios para se unir contra o terrorismo".

O Conselho de Segurança reafirmou, no seu comunicado, que "o terrorismo sob todas as suas formas e manifestações constitui uma das ameaças mais graves à paz e à segurança internacionais e que todos os atos de terrorismo são criminosos e injustificáveis independentemente da sua motivação".

Os membros do Conselho de Segurança reiteraram a sua determinação de lutar contra o terrorismo e exortaram todos os Estados, em conformidade com as suas obrigações resultantes do direito internacional e das resoluções pertinentes do Conselho, a cooperar ativamente com as autoridades regionais competentes neste sentido.

Eles reafirmaram o seu apoio total ao representante especial do Secretário-Geral da ONU na Líbia, Bernardino Leon, e exortaram todas as partes na Líbia a comprometer-se de forma construtiva com os seus esforços para retomar um processo político inclusivo visando enfrentar os desafios políticos e de segurança do país.

-0- PANA BY/JSG/FK/TON 28jan2015