Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Paz e Segurança da UA abre sessão sobre Darfur na Nigéria

Abuja- Nigéria (PANA) -- A XX sessão do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS) iniciou-se quinta-feira, em Abuja, sob a presidência do chefe de Estado nigeriano, Umaru Yar'Adua, para reflectir sobre a crise política na província ocidental sudanesa de Darfur que parece difícil a resolver.
O encontro, que reúne os chefes de Estado e de Governo do continente, vai passar em revista o relatório do Painel de Alto Nível sobre Darfur, presidido pelo ex-Presidente sul-africano Thabo Mbeki.
Este último submeteu o seu relatório sobre esta questão ao presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, a 8 de Outubro corrente.
"Eu gostaria, em nome de todos os membros do CPS, de felicitar o ex-Presidente Thabo Mbeki e os distintos membros do Painel de Alto Nível pelo relatório muito pormenorizado que temos diante de nós hoje", afirmou o Presidente Yar'Adua.
Segundo ele, todos os que contribuíram para a preparação dos documentos da reunião, incluindo o Presidente e todo o pessoal da Comissão da UA, "merecem igualmente felicitações especiais".
O Presidente sudandês, Omar Al-Bashir, não participa na reunião devido aparentemente a pressões exercidas por organizações dos direitos humanos sobre a Nigéria para o deter na sequência do mandado de captura internacional contra si emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Dafur.