Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Ministro da CEDEAO aberto em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A reunião do Conselho de Ministros, que antecede à 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), teve início esta quarta-feira na ilha cabo-verdiana do Sal, depois do adiamento do início dos trabalhos devido ao atraso na chegada de algumas delegações.
A decorrer até quinta-feira, a reunião tem uma agenda carregada, com destaque entre os pontos a abordar as questões da segurança na sub-região oeste africana e a situação interna da organização, nomeadamente os preparativos para a eleição dos novos órgãos internos da Comissão da CEDEAO.
As situações na Guiné-Bissau, à luz da recente nomeação das novas chefias militares, e na Guiné-Conakry, onde decorreram eleições presidenciais no passado domingo, vão igualmente dominar os trabalhos do Comité de Paz e Segurança da CEDEAO.
Exeto a Guiné-Conakry e o Níger, suspensos da CEDEAO, participam na reunião os chefes das diplomacias dos restantes 13 membros da CEDEAO (Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d'Ivoire, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo).
A reunião do Conselho de Ministros vai também preparar a Cimeira CEDEAO/Brasil, a ter lugar no próximo sábado, 3 de Julho, com a presença do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Ela vai preparar igualmente um encontro informal sobre a Guiné-Bissau, em que a CEDEAO participa juntamente com delegações da ONU, da União Europeia (UE), da União Africana (UA) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).