Agência Panafricana de Notícias

Conselho de MInistros da UEMOA adverte Gbagbo

Dakar, Senegal (PANA) – O Conselho de Ministros da União Económica e Monetária Oeste- Africana (UEMOA) advertiu o campo do Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbabgo, de qualquer operação contra o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), indica um comunicado divulgado no termo duma reunião extraordinária, terça-feira em Dakar.

No comunicado divulgado na capital senegalesa, onde está sediado o BCEAO, os ministros condenaram firmemente a ocupação das agência da instituição bancária por apoiantes de Gbagbo e a execução ilegal e fraudulenta de operações nas contas da Côte d'Ivoire.

O presidente do Conselho, o Bissau-Guineense José Mário Vaz, denunciou os atos considerados muito graves do Governo do Presidente cessante da Côte d'Ivoire desde 26 de janeiro de 2011.

Laurent Gbagbo requisitou as agências e o pessoal do BCEAO na Côte d'Ivoire e a 26 de janeiro elementos das suas forças de segurança invadiram os gabinetes do banco em Abidjan para obrigar o pessoal a efetuar operações.

Estas ações sem precedentes na União foram cometidas em violação das disposições do tratado de 20 de janeiro de 2007.

O Conseho deu as orientações necessárias ao BCEAO e às outras estruturas da União para a aplicação de medidas apropriadas para preservar a liquidez e a solidez do sistema bancário da União, bem como o bom funcionamento do mercado financeiro regional.

Os ministros instaram o BCEAO a continuar a plena aplicação das decisões que visam apenas permitir aos representantes designados pelo Governo de Alassane Ouattara, reconhecido pela maioria da comunidade internacional como Presidente eleito a Côte d'Ivoire, a efetuar os movimentos nas contas do país na instituição bancária regional.

-0- PANA COU/JSG/MAR/TON 02fev2011