Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Defesa Nacional avalia situação de segurança no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, reuniu recentemente o Conselho Superior da Defesa Nacional para fazer o balanço da situação de segurança no país, marcada pelo aumento de ataques terroristas há quase três anos, anunciou esta semana o serviço de comunicação da Presidência.

Segundo a mesma fonte, na ocasião também foi apresentado o relatório do Comité de Orientação e Validação sobre os trabalhos de revisão dos diplomas legais relativos à organização geral da defesa nacional.

O serviço de comunicação da Presidência afirma que os membros do Conselho decidiram encontrar-se quinzenalmente com vista a analisar a evolução da situação de segurança marcada pelo aumento de ataques terroristas no país nos últimos três anos.

No total, 118 pessoas, incluindo 48 elementos das forças de defesa e segurança e 70 civis, foram mortos nos ataques terroristas no Burkina Faso desde 2015.

O Governo adotou um decreto sobre medidas de apoio ao pessoal das Forças Armadas Nacionais (FAN) e seus dependentes em caso de ferimentos graves ou morte em serviço no quadro das missões internas de luta contra o terrorismo e a insegurança.

No último fim de semana, milhares de burkinabes protestaram, em Ouagadougou, contra o Governo, acusado de "negligência" na luta contra o terrorismo, lembre-se.

-0- PANA NDT/TBM/DIM/IZ 04out2018