Agência Panafricana de Notícias

Conselho Presidencial líbio bloqueia contas bancárias de ministérios

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho Presidencial do Governo Líbio de União Nacional pediu esta quarta-feira ao Tribunal de Contas e ao governador do Banco Central a tomada de medidas urgentes para o bloqueio das contas bancárias dos ministérios e demais organismos públicos e informar todos os bancos sobre esta decisão.

Numa correspondência oficial enviada ao Banco Central e ao Gabinete Nacional de Auditoria, o Conselho adverte e anuncia um controlo « de todas as violações ».

O Conselho Presidencial ordenou, numa decisão anterior, o bloqueio das contas bancárias dos ministérios e dos outros organismos da Administração Pública financiados pelo Tesouro, exceto contas que servem para pagar os salários e as pensões sociais.

Decidiu igualmente que apenas o « Comité formado para o efeito e dirigido pelo vice-presidente do Conselho Presidencial, Fathi al-Majabari, pode ordenar o desbloqueio das contas visadas, após receção dum pedido de desembolso emitido pela autoridade interessada ».

O Governo de « Salvação Nacional » em Tripoli, não reconhecido pela comunidade internaional, anunciou terça-feira à noite a sua decisão de entregar o poder ao Conselho Presidencial do Governo de União Nacional, uma semana após a sua chegada à capital líbia, ilustrando a implantação do poder das novas autoridades.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 6abril2016