Agência Panafricana de Notícias

Conselho Presidencial e enviado da ONU estudam roteiro de resolução da crise na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, afirmou ter examinado com o chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Ghassan Salamé, o roteiro proposto e os resultados da recente reunião com o marechal Khalifa Haftar, na capital francesa, Paris.

O encontro entre al-Sarraj e o chefe da MANUL teve lugar no fim de semana, na sede do Conselho Presidencial em Tripoli, lembre-se.

Numa conferência de imprensa conjunta retransmitida pela cadeia « Libya Panorama », al-Sarraj indicou que « decidimos sobre a necessidade mais urgente do que nunca de encontrar uma solução urgente para a crise na Líbia, a fim de que possamos aliviar os sofrimentos dos Líbios ».

Ele sublinhou que o acordo político representa a base de qualquer diálogo, precisando que o convite foi enviado a todas as instituições saídas do acordo político de assumir as suas responsabilidades neste sentido.

Al-Sarraj sublinhou igualmente a necessidade de fazer evoluir a MANUL de uma missão política para uma missão de apoio à estabilidade, exigindo o seu regresso ao trabalho no interior da Líbia o mais cedo possível.

O enviado das Nações Unidas, Ghassan Salamé, devia encontrar-se com o presidente do Alto Conselho de Estado Abdelrahman al-Swehli, antes de partir para Tobruk, onde deve reunir-se com o presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento), Aguila Saleh, e os membros da Câmara dos Representantes.

-0- PANA BY/BEH/IBA/FK/IZ 7ago2017