Agência Panafricana de Notícias

Conselho Nacional de Transição pronto para se instalar em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio decidiu instalar-se a partir da próxima semana em Tripoli, a capitaldo país, anunciou o seu presidente, Mustapha Abdeljelil, sexta-feira à tarde em Benghazi, base da rebelião no nordeste desde o começo da revolução a 17 de fevereiro último.

Mustapha Abdeljelil anunciou igualmente que os países que participaram na conferência dos amigos da Líbia em Paris (França), a 1 de setembro, decidiram o prosseguimento das operações da Organizaçã do Tratado do Atlântico Norte (NATO) na Líbia para continuar a proteger o povo líbio.

O comitê executivo do CNT transferiu gradualmente as suas atividades para Tripoli logo depois da tomada do complexo residencial e do Quartel General do ex-guia líbio, Muamar Kadafi, em Bab Al-Aziziya.

Esta próxima instalação do chefe do CNT e de outros membros deste orgão político da rebelião líbia em Tripoli testemunha a establidade que doravante reina nesta cidade bem como o controlo da situação em termos de segurança.

Esta decisão é motivada pelo controlo de regiões como o Fezzan (sul), a cidade de Beni Walid (oeste de Tripoli) e Sirtes (terra natal de Kadafi, no centro) por apoiantes de Kadafi que, até agora, continua em parte incerta.

Por outro lado, o chefe do Conselho Militar da cidade de Tripoli, Abdelhakim Belhadj, reiterou o apelo aos combatentes rebeldes libertadores deTripoli e ainda presentes no local para regressarem às suas regiões de origem, pois, sublinhou, a situação está sob controlo.

-0- PANA BY/DIM/DD 03setembro2011