Agência Panafricana de Notícias

Conselho Nacional de Transição designa Governo de transição em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - O Conselho Nacional de Transição (CNT) na Líbia, que se instalou, sábado em Tripoli, a capital líbia, reúne-se este domingo para designar um presidente do Comité Executivo (primeiro-ministro), soube a PANA de fonte bem informada.

O presidente do CNT, Mustapha Abdeljelil, que chegou sábado à capital líbia com o resto dos membros do Conselho, declarara a 24 de outubro último corrente, que um Governo de transição seria formado num prazo de duas semanas.

Este Governo será encarregue de conduzir o processo político no país, com a eleição, em oito meses, duma Assembleia Constituinte encarregue de elaborar uma Constituição e adotar um código eleitoral bem como organizar eleições gerais, um ano mais tarde.

O CNT líbio vai submeter à votação, pela primeira vez, a designação do primeiro-ministro deste Governo de transição, indicam fontes concordantes que explicam este procedimento pela preocupação de criar unanimidade em redor do próximo chefe do Governo, tomando em consideração a origem geográfica na repartição dos cargos.

Informações sobre as negociações para a formação do novo gabinete de transição precisam que cinco personalidades, incluindo o atual ministro das Finanças, Ali Tahouini, são apontadas para ocupar este cargo e que houve unanimidade no seio do CNT em torno da necessidade de que o próximo primeiro-ministro seja originário da cidade de Tripoli.

O presidente do CNT, Mustapha Abdeljelil, é originário de Beidha, região oriental do país, ao passo que o primeiro-ministro cessante, Mahmou Djibril, que tinha rejeitado a sua participação neste Governo, é natural da cidade de Tripoli.

-0-PANA BY/SSB/MAR/IZ 30out2011