Agência Panafricana de Notícias

Conselho Nacional de Segurança reunido à porta fechada no sul do Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – Uma reunião dos membros do Conselho Nacional de Segurança no Burundi prosseguiu à porta fechada sexta-feira para o segundo dia consecutivo, sob a presidência do chefe do Estado burundês, Pierre Nkurunziza, soube a PANA de fonte oficial em Bujumbura.

Ignora-se poe enquanto a agenda exata do encontro que foi transferido para Bururi, uma província no sul do Burundi.

O Conselho Nacional de Segurança do Burundi é um órgão consultivo permanente composto por 17 figuras saídas do Executivo, da sociedade civil e das confissóes religiosas do país, cujo papel principal é assessorar o chefe do Estado em matéria de segurança interna e externa.

A reunião segue-se a um discurso do chefe do Estado burundês no qual se comprometeu, diante dos representantes de diversas religiões reconhecidas no país, a tudo fazer para que a paz e a segurança sejam uma realidade em todo o território nacional.

Atos de violências persistem em certos lugares do país e suscitam divergências no seio da sociedade onde uns vêem nisto um simples "banditismo armado" ao passo que outros pensam que se trata de uma "nova rebelião em gestação".

-0- PANA FB/TBM/CJB/DD 19ago2011