Agência Panafricana de Notícias

Conselho Executivo da CEN-SAD pede apoio a favor do povo palestino

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Conselho Executivo da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD) exortou quarta-feira todos os países membros da CEN-SAD e da União Africana (UA) a concederem o apoio político e material necessários ao povo palestino.
O Conselho apela ainda aos Estados membros para envidarem esforços para permitir ao povo palestino reencontrar os seus direitos, reconstruir as suas infraestruturas económicas e sociais de base duramente afectadas na última agressão israelita contra a Faixa de Gaza.
Durante um encontro realizado em Tripoli, a capital líbia, o Conselho Executivo da CEN-SAD (uma instância que agrupa os ministros dos Negócios Estrangeiros da organização), condenou, num comunicado a que a PANA teve acesso, os actos bárbaros israelitas na Faixa de Gaza.
A organização apela todas as facções palestinas para um diálogo político nacional a fim de alcançar uma posição harmoniosa do povo palestino susceptível de conduzir à unidade nacional bem como à concórdia em prol dos interesses superiores do povo palestino.
Os ministros e chefes de delegações da CEN-SAD denunciaram com veemência a "agressão sionista bárbara" perpetrada pelo Exército israelita que causou a morte de centenas de vítimas inocentes assim como a destruição de infraestruras económicas, culturais e educativas na Faixa de Gaza.
Os chefes de diplomacia da CEN-SAD deploraram a reacção tímida da comunidade internacional, nomeadamente, a do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas face a esta invasão militar israelita "que comprometeu a paz, a estabilidade e constitui um precedente grave susceptível de conduzir outros países ao mesmo caminho".
A nota saúda igualmente o apoio político concedido por algumas organizações internacionais e a ajuda material de alguns países membros da CEN-SAD ao povo palestino "privado dos seus direitos mais elementares por causa da vontade da entidade israelita invasora".