Conselho Europeu assiste forças armadas ganenses
Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Conselho Europeu adotou segunda-feira uma medida de assistência a título da Facilidade Europeia de Apoio à Paz no valor de 8.250.000 euros para apoiar as Forças Armadas Ganenses, soube a PANA de fonte oficial.
A medida de assistência reforçará as capacidades operacionais das unidades militares posicionadas no norte do país para lutar contra grupos armados, conter e reduzir as suas possibilidades de cometer ataques terroristas, indicou o Conselho Europeu num comunicado a que a PANA teve acesso.
"Por intermédio desta medida de assistência, a UE (União Europeia) fornecerá equipamentos não letais pertinentes, tais como equipamentos de imagiologia, engenharia e neutralização dos explosivos e munições, a fim de reforçar a segurança das Forças Armadas e a sua capacidade de realizar operações de segurança, com o respeito total pelo direito internacioonal petinente, em particular o direito internacional dos direitos humanos, e pelo direito internacional humanitário”, declarou o Conselho.
A Facilidade Europeia de Apoio à Paz foi criada em março de 2021 para financiar todas as ações da Política Estrangeira e Segurança Comum (PESC) nos domínios militar e de defesa com vista a prevenir conflitos, preservar paz e reforçar a segurança e estabilidade internacionais.
Em paricular, a Facilidade Europeia de Paz permite à UE financiar ações destinadas a reforçar as capacidades dos Estados terceiros e das organizações regionais e internacionais nos domínios militar e de defesa.
-0- PANA AR/MA/NFB/JSG/FK/DD 11julho2023