Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Conselho Europeu alterou segunda-feira uma decisão atualmente em vigor sobre medidas restritivas face à situação na Líbia, para clarificar os critérios utilizados para se impor sanções a pessoas e entidades cujas ações ameacem a paz, estabilidade ou segurança neste país do norte de África.
"Depois de avaliar a situação na Líbia, o Conselho decidiu que é necessário esclarecer que os critérios para a imposição de medidas restritivas também incluem pessoas e entidades que obstruam ou prejudiquem as eleições previstas para dezembro próximo no roteiro do Fórum de Diálogo Político da Líbia. Isto conforme a resolução 2571 (2021) do Conselho de Segurança das Nações Unidas", lê-se num comunicado de imprensa emitido pela referida instituição.
No futuro, a UE continua a apelar à comunidade internacional e a todos os intervenientes relevantes na Líbia para se conformarem com todas as resoluções do Conselho de Segurança da ONU relativas a este país. Recorda, a este respeito, as sanções do seu instrumento contra possíveis causadores de problemas na transição política do país, acrescentou a fonte.
-0- PANA AR/BAI/IS/MAR/DD 21junho2021