Dakar, Senegal (PANA) - O Conselho Constitucional confirmou quinta-feira a realização das eleições presidenciais de 24 de Março, em aplicação do decreto adoptado quarta-feira pelo Presidente senegalês, Macky Sall, e notificado ao tribunal superior, noticia a Agência Senegalesa de Imprensa (APS). citando uma fonte oficial.
O Conselho Constitucional considerou que a fixação da data da eleição e a convocação do eleitorado faziam parte das prerrogativas legais do Presidente da República.
O Conselho Constitucional, que escolheu a data de 31 de Março para as eleições presidenciais, explicou que exerceu esta prerrogativa por substituição, em virtude do seu poder regulador, de forma a compensar a inércia da Administração e a satisfazer os requisitos constitucionais. exigência de retomada do processo eleitoral interrompido, com vista à realização da votação antes do final do mandato presidencial, a 2 de abril.
Recorda-se que as eleições presidenciais estavam inicialmente marcadas para 25 de Fevereiro e o seu adiamento mergulhou o Senegal numa grave crise político-institucional.
Foram seleccionados dezanove candidatos para as próximas eleições, incluindo o primeiro-ministro Amadou Ba, que foi dispensado das suas funções na quarta-feira para lhe permitir dedicar-se exclusivamente à campanha eleitoral.
-0- PANA JSG/SOC/MAR 7 março 2024