Agência Panafricana de Notícias

Conselheiro onusino impedido de entrar na cidade de Zenten, no sudoeste da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O conselheiro em matéria de segurança na Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), o general italiano Paulo Serra, foi impedido terça-feira habitantes da cidade de Zenten, no sudoeste da Líbia, de entrar nesta terra, no sudoeste da Líbia, anunciaram no mesmo dia fontes concordantes.

Uma caravana de veículos de escolta do general Paulo, que se dirigia do aeroporto de Zenten à praça da mesma cidade, foi obrigado a dar meia volta mudando de caminho rumo à Tunísia, segundo as mesmas fontes.

Reagindo a este incidente na sua conta tweet, o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) e chefe da MANUL, Martin Kobler, declarou-se "profundamente dececionado".

Lamentou que o pessoal da MANUL não fosse capaz de manter reuniões sem obstáculos em Zenten, frisando no entanto que "o diálogo é único caminho para a paz".

Ultimamente, o general Khalifa Haftar recusou-se a reunir-se com Kobler, protestando contra as declarações deste último que põem em pé de igualdade as forças armadas líbias sob o comando de Haftar e outros grupos armados no país.

Khalifa Haftar, é um militar líbio que se destacou como um dos comandantes militares do Conselho Nacional de Transição (CNT) durante a guerra civil na Líbia, iniciada em fevereiro de 2011 e que culminou, seis meses mais tarde, no derrube do então regime de Muamar Kadafi, depois de 42 anos de poder ditatorial.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 11maio2016