Agência Panafricana de Notícias

Conselheiro municipal morto a tiros no norte do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um conselheiro municipal da aldeia de Derpon, a cerca de 20 quilómetros ao norte de Titao (Loroum), no norte do Burkina Faso, foi morto a tiros por volta das 20 horas (locais) na sua casa por indivíduos armados, soube-se de fonte segura.

"Indivíduos armados não identificados invadiram a aldeia à noite e mataram a tiros o representante local eleito", declarou uma fonte de segurança local.

Após a ofensiva, os assaltantes desapareceram na natureza, deixando habitantes em estado de choque, acrescenta a mesma fonte, reafirmando que a região norte está confrontada com ataques terroristas, prejudicando qualquer atividade económica.

Desde 2015, o Burkina Faso tem sido confrontado com o aumento do terrorismo e de sequestros, nomeadamente contra expatriados.

Por conseguinte, o Estado de emergência foi declarado em seis regiões vulneráveis do país.

Confrontado com a situação, o primeiro-ministro, Paul Kaba Thieba, após três anos de mandato, entregou sexta-feira última à noite, a sua demissão e a do seu governo, que foi aceite pelo Presidente da República, Roch Marc Christian Kaboré.

Segundo observadores, o novo Governo deve dar imprimir uma nova dinâmica, nomeadamente na luta contra o terrorismo, com novos ministros da Segurança e da Defesa.

-0- PANA NDT/DIM/DD 21jan2019