Agência Panafricana de Notícias

Conselheiro em comunicação de Compaoré detido no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Gabriel Tamini, jornalista e antigo conselheiro em comunicação do ex-Presidente Blaise Compaoré, foi detido no quadro do dossiê do assassinato de Thomas Sankara, em 1987, num golpe de Estado que levou Compaoré ao poder, soube-se terça-feira de fonte judicial.

O ex-Presidente Blaise Compaoré, refugiado na Côte d´Ívoire vizinha, donde é originária a sua esposa, é objeto desde o início deste de dezembro dum mandado de captura internacional dvido ao assassinato do capitão Thomas Sankara.

A justiça militar burkinabe explicou que as autoridades ivoirienses ainda não reagiram a este mandado.

Em maio último, a Justiça militar procedeu à abertura do suposto túmulo de Thomas Sankara, o pai da revolução burkinabe, para determinar as causas reais da sua morte e identificar os seus restos mortais.

Os primeiros resultados indicaram que o suposto corpo de Sankara foi crivado de balas e,
segundo um dos advogados dos herdeiros, análises praticadas no corpo do Presidente Thomas Sankara, ñão permitiram determinar o seu DNA devido ao "estado de decomposição dos seus restos mortais".

O general Gilbert Diendéré, antigo homem de confiança de Blaise Compaoré e autor do golpe de Estado abortado de meados de setembro último, foi capturado pela Justiça por cumplicidade no assassinato de Sankara.

Dienderé é suspeito de ter conduzido o comando que eliminou, a 15 de outubro de 1987, o capitão Sankara.

Cerca de dez militares do Ex-Regimento de Segurança Presidencial (RSP), que cuidava de Compaoré, figuram entre os acusados neste dossiê.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/DD 22dez2015