Agência Panafricana de Notícias

Congresso norte-americano adota lei para apoiar estabilidade na Líbia

Trípoli, Líbia (PANA)  - O Congresso norte-americano adotou uma lei "para apoiar a estabilidade na Líbia”, nomeadamente na luta contra as ingerências estrangeiras neste país da África do Norte, anunciou o porta-voz do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros,  Mohamed al-Gueblawi.

Al-Gueblawi explicou que nova lei envolve a definição do quadro político do Departamento de Estado norte-americano em relação à Líbia, e apela para o fim das ingerências internacionais e apoio à via democrática.

O Congresso dos Estados Unidos adotou a  lei "para apoiar a estabilidade na Líbia”, apelando ao poder executivo para propor um mecanismo para lutar contra a ingerência estrangeira, no país, em particular a intervenção russa, e apresentar uma estratégia para pôr termo a estas intervenções num prazo máximo de 90 dias, a partir da data da publicação da lei.

A lei sublinha a progressão dos esforços da Missão de Apoio das Nações Unidas, na Líbia (MANUL), impondo  sanções severas às partes internacionais e locais, às pessoas líbias e estrangeiras envolvidas em ações de desestabilização e que entravam os esforços de mediação internacional, violando os direitos humanos.

As sanções são igualmente dirigidas às pessoas implicadas em crimes de guerra, nomeadamente com atos visando instalações civis e equipas médicas.

A nova lei norte-americana define a política estrangeira dos Estados Unidos, na Líbia, apoia a solução diplomática do conflito existente e apela à administração norte-americana para propor uma estratégia específica com um calendário para tratar o dossiê líbio.

-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 20nov2020