Agência Panafricana de Notícias

Congresso de partido de Blaise Compaoré em maio próximo no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O 7º congresso do Congresso para a Democracia e o Progresso (CDP, oposição) realizar-se-á de 5 a 6 de maio próximo, anunciou esta sexta-feira a formação política do ex-chefe de Estado de Burkina Faso, Blaise Compaoré.

Tratar-se-á do primeiro congresso depois da derrocada do regime de Blaise Compaoré, após 27 anos de poder ditatorial, na sequência de uma revolta popular, 31 de outubro de 2014.

Desde então, o partido passou por períodos de instabilidade, marcados nomeadamente por brigas para a sucessão de Compaoré.

No contexto das investigações sobre o golpe de Estado frustrado de setembro de 2015, o sucessor, o presidente do CDP, Edi Komboïgo, foi detido tendo sido, mais tarde, ilibado em dezembro de 2017.

Voltou a assumir a liderança desse partido que possui 18 deputados dos 127 da Assembleia Nacional e que é considerado por vários observadores como uma das principais forças da oposição no Burkina Faso.

Pronunciando-se sobre este evento, o presidente do Comité da Organização do Congresso, Blaise Sawadogo, disse que se precisa de uma nova direção "mais conquistadora, mais forte, mais coerente e mais unida para realçar os desafios".

-0- PANA NDT/DIM/DD 16março2018