Agência Panafricana de Notícias

Congresso Nacional Geral líbio rejeita Governo proposto por primeiro-ministro

Tripoli, Líbia (PANA) - O Congresso Nacional Geral, a mais alta autoridade do país, rejeitou domingo à noite o Governo de crise apresentado pelo primeiro-ministro, Moustapha Abou Chagour, o que instala a Líbia num vazio político.

O Congresso decidiu adiar para esta segunda-feira as discussões no seu seio sobre a crise política que atravessa após um debate tenso entre os seus membros domingo à noite sobre os meios de sair do impasse.

Uma parte dos deputados propôs a recondução do Governo de transição cessante dirigido por Abdel Rahim Al-Kib para resolver os assuntos correntes de outros, mas emitiram sérias reservas em relação à equipa cessante que eles qualificam de "Governo de fracasso" ou "de corrupção".

Outros parlamentares propuseram, por seu turno, a limitação no tempo da recondução do Governo cessante, precisando-lhes as suas missões e a sua eventual audição diante do Congresso.

O vice-presidente do Congresso, Jumaa Attik, advertiu do perigo que atravessa o país devido a este vazio político criado pela rejeição do Governo de crise, sublinhando a necessidade de encontrar uma solução antes que o país "não caia na anarquia".

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/TON 08out2012