Agência Panafricana de Notícias

Congresso Geral Nacional demite primeiro-ministro na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Congresso Geral Nacional (CGN), a mais alta autoridade política e legislativa na Líbia, retirou terça-feira a confiança ao primeiro-ministro, Ali Zeidan, e designou o ministro da Defesa, Abdallah al-Theni, como primeiro-ministro interino durante duas semanas.

Esta decisão acontece numa altura em que a crise provocada pelo navio petroleiro norte-coreano continua a abalar o país.

"O Congresso votou terça-feira por 124 votos a retirada da confiança ao primeiro-ministro Ali Zeidan e a sua substituição pelo ministro da Defesa, Abdallah al-Theni, para assegurar o cargo interinamente durante duas semanas até a nomeação de um novo primeiro-ministro", declarou o deputado Mohamed Ali Abdallah.

Segundo a deputada Naima al-Hammi, o Congresso já recebeu 19 candidaturas para o cargo de primeiro-ministro, mas apenas 10 candidatos foram selecionados.

Fazendo face a uma moção de censura contra o seu Governo desde dezembro de 2013, Ali Zeidan conseguiu até agora escapar a ela devido à ausência do quórum (120 entre 196 deputados).

Apesar da retirada em janeiro dos ministros do Partido para a Justiça e a Construção (PJC), a segunda força política e braço político da Irmandade Muçulmana, Ali Zeidan conseguiu contar, segundo os analistas, com as dissensões entre os deputados para escapar à sua demissão.

Mas a crise provocada pela operação de venda ilegal de petróleo bruto implicando um petroleiro com bandeira norte-coreana e o fracasso das autoridades de impedir este navio de fugir depois do carregamento de petróleo a partir dum porto controlado por um grupo armado independentista apressaram a destituição de Ali Zeidan, segundo os observadores da cena política líbia.

O Governo de Ali Zeidan tomou posse a 14 de novembro de 2012 para liderar o país durante um ano em que deveria organizar eleições gerais com base numa nova Constituição ainda inexistente.

-0- PANA BY/AAS/MAR/TON 11março2014