Agência Panafricana de Notícias

Congoleses pedintes de asilo na Europa expulsos da Bélgica

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Cerca de 60 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), requerentes de asilo na Europa, foram expulsos quinta-feira pela Agência Europeia para o Controlo das Fronteiras Externas (FRONTEX), segundo testemunhas oculares.

Quinze Congoleses, que estavam cativos num centro, foram levados compulsivamente por agentes de polícia a um autocarro rumo ao aeroporto militar belga de Melsbroek, perto de Bruxelas, onde se encontravam 45 dos seus compatriotas cujo pedido de asilo na Europa foi rejeitado, de acordo com as testemunhas.

Eles foram imediatamente embarcados num um avião que descolou rumo a Kinshasa, a capital da RD Congo, de acordo com as fontes.

Dezenas de ativistas opostos à expulsão dos sem-papéis, que se manifestavam atrás das grelhas do centro de detenção de Stenokkerzeel, a partir das cinco horas locais da manha, foram puro e simplesmente dispersos a mocada pelas forças da ordem, indicaram.

A operação de repatriamento dos Congoleses foi coordenada pela FRONTEX que agrupou em Bruxelas, estes cidadãos que pediam asilo na Bélgica, na Grã-Bretanha, na Suécia e nos Países Baixos.

-0- PANA AK/TBM/CCF/DD 28abril2011