Agência Panafricana de Notícias

Congoleses manifestam-se na Nigéria contra reeleição do Presidente Kabila

Lagos, Nigéria (PANA) – Vários cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) na Nigéria protestaram segunda-feira contra a recente reeleição do Presidente Joseph Kabila.

Os manifestantes, sob a égide da associação Patriotas Congoleses para a Democracia (PCD) e do Centro para os Direitos Humanos e Democracia em África (CDHDA), convergiram para o anexo da Embaixada congolesa na capital económica nigeriana, Lagos, para condenar este resultado.

Um porta-voz dos manifestantes, Vic Ghenda, declarou que os resultados anunciados pela Comissão Eleitoral da RD Congo foram "totalmente inaceitáveis e faltos de credibilidade"

«Estamos de acordo com todos os Congoleses no país e da Diáspora para exprimir a nossa rejeição desta eleição e a nossa deceção após 10 anos de administração de Kabila», sublinhou.

Segundo os resultados do escrtúnio, que foram ratificados pelo Tribunal Supremo, Kabila venceu com 48,95 porcento dos votos, contra 32,33 porcento do seu mais próximo adversário, Etienne Tshisekedi, que rejeitou este sufrágio e apelou para manifestações pacíficas em toda a RDC.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 20dez2011