Agência Panafricana de Notícias

Congoleses manifestam-se contra Rwanda e Uganda na Bélgica

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Dezenas de Congoleses manifestaram-se segunda-feira em Bruxelas, contra o Rwanda e o Uganda, pelo seu alegado envolvimento no conflito armado prevalecente na região leste da República Democrática do Congo (RDC), constatou a PANA no local.

A manifestação decorreu diante do edifício do Conselho Europeu, onde decorre uma sessão conjunta dos ministros europeus dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, com uma agenda marcada, entre outros assuntos, pela situação no leste da RDC.

Os Congoleses ergueram cartazes anti-Rwanda e anti-Uganda gritando, sob percussões de batuques, "Kagame assassino", "Museveni assassino no Congo".

Presentes, os polícias fizeram-se discretos, permanecendo no interior dos seus veículos em redor da praça ocupada pelos manifestantes, na rotunda Schumann.

O ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reyndera, declarou à imprensa que a Bélgica vai instar o Conselho de Ministros europeu a adoptar sanções dirigidas contra os dirigentes do "M23", o grupo de insurgentes que já chegaram a cinco quilómetros do centro de Goma, cidade do leste da RDC abandonada pelos seus habitantes, segundo testemunhos recebidos por telefone.

-0- PANA AK/TBM/MAR/IZ 19nov2012