Congoleses chamados a mobilizar-se para plantação de árvores
Brazzaville, Congo (PANA) - A ministra congolesa da Economia Florestal, Rosalie Matondo, pede aos seus compatriotas para se mobilizarem a fim de fortalecerem o cultivo de árvores e lutarem contra o fenómeno da erosão que afeta negativamente o meio ambiente em todo o território nacional.
Rosalie Matondo lançou este apelo, terça-feira última, às autoridades locais de várias regiões do país, por ocasião da celebração, nesta quarta-feira, 6 de novembro, da 33.ª edição do Dia Nacional da Árvore, sob o lema "Tornemos as nossas cidades mais verdes para lutarmos contra a erosão e os efeitos das mudanças climáticas".
Para ela, esta edição deve ser uma oportunidade para que cada Congolês, onde quer que esteja, tome novamente consciência da importância das árvores e plante-as massivamente.
Assim, a vegetação aparece, segundo o Ministro, como "uma ajuda preciosa diante da erosão porque a principa virtude das plantas é melhorar a fixação e a permeabilidade do solo".
Nos últimos anos, a resposta das autoridades públicas às mudanças climáticas tem-se refletido na implementação de certas iniciativas, como o projeto de gestão das bacias hidrográficas e de estratégias de controlo da erosão da água, recorde-se.
O Programa Nacional de Florestação e Reflorestação, lançado em novembro de 2001, também utiliza plantações para aumentar a cobertura vegetal nacional como forma de combater a erosão, com o objetivo especialmente de plantar um milhão de hectares de plantas multiusos.
-0- PANA MB/BEH/CJB/DD 05nov2019