Agência Panafricana de Notícias

Congolesa detida na Bélgica

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Uma congolesa, identificada como Elyse Kabongo Kiakiau, está detida num centro fechado para estrangeiros em situação irregular na Bélgica.
O seu advogado, Floribert Bukassa, explicou quinta-feira à imprensa que a sua cliente foi presa quando se encontrava na zona de trânsito do aeroporto de Zaventem, onde ela se preparava para partir para Atenas, na Grécia, proveniente de Kinshasa.
Segundo o advogado, Elyse Kiakiau é portadora dum passaporte congolês com um visto Schengen emitido pela Embaixada da Grécia em Kinshasa.
Ela possui também uma ordem de missão do seu empregador sediado em Kinshasa.
A Polícia alega que o seu passaorte é falsificado porque uma página tem um rasgo, feito, segundo o advogado, inconscientemente pela sua cliente.
O advogado recorreu à Câmara do Conselho, uma instância judicial belga, que pediu a libertação imediata e sem condição da cidadã congolesa.
Para o gabinete dos estrangeiros, um orgão do Estado belga habilitado a autorizar a estada a um estrangeiro, Elyse Kabongo Kiakiau, deve regressar ao seu país porque ela é portadora dum passaporte falso.
O advogado exige que a sua cliente seja libertada para prosseguir a sua viagem para Grégia, segundo a ordem de missão elaborada pelo seu empregador.