Agência Panafricana de Notícias

Congolês morto em atentados terroristas em Bruxelas

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Um congolês de 27 anos, Yves Ciyombo Cibuabua, foi morto e 10 outros feridos nos atentados terroristas de 22 de março último no aeroporto de Zaventem e na estação de metro Maelbeek de Bruxelas que causaram a morte de pelo menos 34 pessoas e 200 feridos, segundo um balanço provisório comunicado pela Polícia.

Pai de dois filhos, Yves Ciyombo Cibuabua era empregado num banco de Bruxelas, precisa a fonte.

O aeroporto de Zaventem está encerrado até nova ordem enquanto decorrem trabalhos de reabilitação. As partidas para os voos passageiros são feitas a partir de outros aeroportos belgas, incluindo os de Charleroi e de Liége e do estrangeiro como Paris (França) e Frankfurt (Alemanha).

Os voos cargueiros continuam a partir do aeroporto de Zaventem, nomeadamente com destino a Kinshasa, ligado pela Brussels Airlines sete dias por semana e que representa a escala mais importante para o grupo aéreo belga em África.

Encerrado para todos os voos passageiros, as perdas estimam-se em milhões de euros para o aeroporto de Zaventem.

Cerca de 800 membros do pessoal aeroportuário estão mobilizados terça-feira para fazer ensaios a partir das instalações provisórias de embarque para garantir a segurança dos passageiros.

-0- PANA AK/JSG/MAR/TON 29março2016