Agência Panafricana de Notícias

Congo suspende Festival Pan-africano de Música após sete mortos em empurrões

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo do Congo decidiu domingo parar as atividades do Festival Pan-africano de Música (FESPAM), após a morte de sete pessoas sábado à noite na sequência de empurrões generalizados à entrada do estádio Félix Eboué, situado no bairro de Poto Poto, no centro da capital congolesa, na abertura deste evento.

« Sensível à dor das famílias enlutadas, o Governo da República decidiu parar as atividades da oitava edição do FESPAM », declarou, durante um briefing com a imprensa, o ministro congolês da Cultura e Artes, igualmente presidente do Comité de Organização desta manifestação cultural, Jean Claude Gakosso.

« O Governo da República do Congo apresenta os seus sentimentos de pesar à União Africana (UA) e aos milhares de artistas vindos do mundo para participar nesta grande celebração da fraternidade », acrescentou Gakosso, antes de convidar a comunidade de artistas africanos e da diáspora para a nona edição do FESPAM em julho de 2013.

Durante estes mesmos empurrões, cerca de 30 outras pessoas ficaram feridas.

O Governo congolês instaurou duas comissões, uma encarregue de apurar as responsabilidades e compensar as famílias das vítimas e outra para a organização das exéquias.

Instituído em 1996, o FESPAM é uma grande manifestação cultural e científica bienal que visa essencialmente a promoção da música africana e da sua diáspora na sua tripla dimensão tradicional, moderna e religiosa.

-0- PANA MB/TBM/IBA/MAR/IZ 11julho2011