Brazzaville, Congo (PANA) - Sessenta e quatro novos casos confirmados de covid-19 (coronavírus) foram registados quarta-feira no Congo, ou seja, um acumulado de mil 821 casos positivos no país, anunciou o coordenador nacional de Resposta ao Coronavírus, Gilbert Ndziessi.
No mesmo dia, acrescentou, assinalaram-se igualmente três óbitos ligados à covid-19.
De acordo com a avaliação epidemiológica estabelecida pela Coordenação de Resposta à Pandemia, o Congo tem atualmente mil 821 casos positivos da doença, dos quais 525 curados e 47 mortes.
No mesmo dia, durante uma reunião do Conselho de Ministros, o chefe do Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, disse que as indicações epidemiológicas, que traduizem um aumento dos casos positivos de covid-19, podem ser explicadas pelo aumento exponencial dos testes em larga escala.
No entanto, o Presidente congolês lamentou um certo laxismo por parte dos Congoleses quanto ao respeito pelos gestos de barreira.
Apelou, por conseguinte, a todos e a cada um dos Congoleses para adotarem "uma atitude suficientemente responsável" a fim de evitarem uma propagação descontrolada da pandemia no Congo.
Apenas duas das 12 regiões do país estão ainda poupadas, designadamente Plateaux, no centro, e Likouala, na fronteira com os Camarões e a República Centro-Africana (RCA), refere-se.
-0- PANA MB/TBM/DIM/DD 09julho2020