Agência Panafricana de Notícias

Congo regista primeira empresa bolsista

Brazzaville, Congo (PANA) - A primeira empresa bolsista no Congo, "La Financière", será criada em novembro próximo, anunciou domingo à noite em Brazzaville o seu diretor-geral, Innocent Dimi.

"É legítimo que o Congo tenha a sua bolsa. O Congo é um pequeno país, mas abunda de importantes recursos e está a tornar-se um lugar económico forte", explicou à imprensa Dimi.

A "La Financière", que vai arrancar oficialmente a 21 de novembro próximo as suas atividades em Brazzaville, é uma empresa anónima com capital de um bilião de francos CFA (cerca de dois milhões de dólares americanos) detidos por acionistas franceses, congoleses e ivoirienses.

Segundo Dimi, a sua companhia vai beneficiar da rica experiência na matéria dos seus três parceiros : Maréchal Associé, da Du Bus SA de Lille, ambas em França, ec da BN Finances da Côte d´Ivoire.

A parte técnica da empresa estará sediada em Lille (França).

Segundo Dimi, a fraqueza da cultura bolsista no seio da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC) torna o procedimento comercial específico centrado no acompanhamento de potenciais atores.

A "La Financière" exerce todas as profissões da bolsa, designadamente a engenheria financeira, a compensação múltipla, a negociação e o investimento, os estudos e análises financeiros, a convervação de títulos (depositário), a gestão sob mandato de pasta, a animação de alguns valores (liquidity provider).

Ela é a terceira empresa de bolsa na zona CEMAC, após as dos Camarões e do Gabão.

A CEMAC agrupa seis países: os Camarões, a República Centro Africana, o Congo, o Gabão, a Guiné Equatorial e o Tchad.

-0- PANA MB/JSG/MAR/TON 24out2011