Agência Panafricana de Notícias

Congo realiza operação policial para lutar contra banditismo

Brazzaville, Congo (PANA) – A Polícia congolesa realizou, no último fim de semana em Brazzaville, uma operação denominada ‘’Mabta’’ (bofetada) com vista a prender os bandidos responsáveis por assaltos, violações e mortes na capital do Congo desde o início deste ano, soube a PANA, segunda-feira, de fonte policial.

Esta operação, que poderá durar mais de seis meses, mobiliza mil 200 polícias que têm como missão controlar os imigrantes clandestinos que afluem com os refugiados provenientes da República Centro Africana desde o início da crise neste país em março de 2013.

O comandante-geral da Polícia congolesa, Jean François Ndenget, convidou os seus agentes a ter um "comportamento exemplar" com a população que vive com medo todos os dias desde a recrudescência da insegurança na cidade.

Segundo ele, a insegurança em Brazzaville é sustentada pelos Sem Domicílio Fixo (SDF) e por cidadãos de países fronteiriços.

O oficial superior da Polícia congolesa afirmou que a insegurança assola também Ponta Negra, a capital económica do país.

-0- PANA MB/AAS/CJB/TON 07abr2014