Congo prorroga de novo Estado de Emergência sanitária
Brazzaville, Congo (PANA) - O Governo congolês decidiu prorrogar o Estado de emergência sanitária por 20 dias, a partir de 10 de julho próximo, anunciou esta quarta-feira o seu porta-voz, Thierry Lezin Moungalla.
Moungalla falava no termo de uma reunião do Conselho de Ministros e da Coordenação Nacional da Resposta à Pandemia do Coronavírus (CNRPC).
Esta decisão deveu-se ao aumento dos casos de coronavírus de 100 porcento em 30 dias.
As indicações epidemiológicas traduzem um aumento dos casos positivos devido às concentrações de pessoas constatadas durante os velórios e as exéquias.
Nas morgues e nos cemitérios, as medidas de proteção destinadas a quebrar a cadeia de contaminação não foram observadas pela população, a ponto de suscitar a inquietação da (CNRPC).
Outras medidas reconduzidas são, nomeadamente o recolher obrigatório das 22 às 05:00 horas locais e o fecho de todas as fronteiras exceto para navios, voos de carga e outros transportes de mercadorias para o Congo ou a partir do Congo.
Foi ainda reconduzida a proibição dos jogos de desporto coletivo e dos espetáculos, a celebração na intimidade de todos os eventos familiares com o respeito estrito de todas as medidas de prevenção.
Por outro lado, o chefe de Estado congolês, Denis Sassou-Nguesso, que deplorou um certo relaxamento dos seus compatriotas relativamente ao respeito das medidas de biossegurança, exortou-os a adotar uma atitude suficientemente responsável, a fim de evitar uma propagação incontrolada da pandemia no país.
Até agora, o Congo totaliza mil 757 casos confirmados de coronavírus dos quais 525 recuperações e 44 mortes.
Dez das 12 províncias do país estão afetadas pela pandemia da covid-19.
-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 08julho2020