Congo prorroga Estado de Emergência sanitária por mais 20 dias
Brazzaville, Congo (PANA) - O Congo prorrogou quarta-feira o Estado de Emergência sanitária por um período de 20 dias, a partir de 27 de novembro corrente, soube-se de fonte oficial, em Brazzavile.
A medida foi anunciada pelo porta-voz da Coordenação Nacional para a Gestão da Pandemia do Coronavírus, Thiery Moungalla, no final de uma reunião liderada pelo chefe de Estado congolês, Denis Sassou-Nguesso.
Para além da extensão do Estado de Emergência, a Coordenação Nacional fez novas recomendações, incluindo a antecipação do recolher obrigatório para as 20:00 horas, em Brazzaville e Ponta Negra, aos sábados e domingos, bem como em feriados públicos.
Há igualmente o uso obrigatório de máscaras para crianças, a partir dos seis anos de idade, e a utilização de testes rápidos validados pela OMS para organizar um rastreio imediato, dirigido e em grande escala.
O recolher obrigatório foi reconduzido, em Brazzaville e Ponta Negra, das 23:00 às 05:00 horas locais, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, seguindo da continuação e intensificação das campanhas de sensibilização e prevenção.
Todas as pessoas residentes em território nacional devem usar uma máscara de protecção pessoal, de acordo com a lei.
Exige-se igualmente que todas as medidas de barreiras sejam aplicadas em todo o lado e por todos, que sejam mantidos os controlos sobre o uso obrigatório de máscaras e sobre o distanciamento físico, exercidos pela polícia e pelos gestores de todas as estruturas abertas ao público.
A realização de um rastreio regular do pessoal docente figuram igualmente entre as novas recomendações.
As caminhadas em grupos de mais de três pessoas em estradas e espaços públicos, particularmente na marginal e nas áreas em redor dos estádios, em Brazzaville, bem como no Oceano Atlântico, em Pointa Negra e no Kouilou, e a instalação na estrada e em espaços públicos de tendas concebidas para acomodar pessoas são igualmente proibidas.
-0- PANA MB/JSG/DIM/IZ 26nov2020