Congo prorroga Estado de Emergência sanitária por 20 dias
Brazzavill , Congo (PANA) - O Congo prorrogou, pela oitava vez, o Estado de Emergência sanitária por 20 dias, a partir de 19 de agosto corrente, anunciou, esta quarta-feira, o porta-voz da Coordenação Nacional de Gestão do Coronavírus (CNGC), Thierry Mongalla, no termo da uma reunião presidida pelo Presidente congolês, Denis Sassou-Nguesso.
« A CNGC recomendou às autoridades competentes a recondução de todas as decisões adotadas na sua sessão de 24 de julho de 2020", declarou Moungalla, cumulativamente ministro congolês da Comunicação e Média.
As recomendações em causa incluem, nomeadamente, a prorrogação do Estado de Emergência sanitária por um novo período de 20 dias, a partir de 19 de agosto de 2020.
Na perspetiva da dinamização da economia nacional, as fronteiras aéreas serão reabertas, a partir de segunda-feira , 24, ”, afirmou Thierry.
A Coordenação Nacional também prorrogou o recolher obrigatório, em Brazzaville e Ponta Negra, as duas cidades epicentros da pandemia, das 20:00 às 05:00 horas locais, e nas 10 outras províncias do país, das 22:00 às 05:00 horashoras locais, bem como a observância, em toda parte e por todos, de todas as medidas de contenção e a não abertura dos estabelecimentos de ensino fechados, das residências universitária e dos internatos.
Destas medidas figuram igualmente a celebração na intimidade de todos os eventos familiares, com o respeito estrito de todas as medidas de prevenção e o exercício de controlo sanitário e da força pública à entrada e saída de todas as cidades do país.
-0- PANA MB/IS/FK/IZ 12agosto2020