Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo congolês pretende mobilizar 15 biliões de francos CFA (mais de 24,7 milhões de dólares americanos) para financiar, antes do final de 2020, a construção duma base de dados e de linhas de interconexão com os Camarões e a República Centroafricana, anunciou quarta-feira a rádio pública congolesa.
Os membros do Comité de Pilotagem do Projeto Central African Backbone (Cab) reuniram-se terça-feira em Brazzaville para definir programas para este fim.
Esta primeira sessão do exercício de 2020 foi consagrada à adoção dum novo roteiro, dum orçamento anual, bem como do exame do relatório sobre atividades do projeto relativo ao anos de 2019 e o uso dos recursos financeiros a ele ligados.
A reunião decorreu num contexto de crise sanitária da Covid-19 (coronavírus) que pode, segundo o ministro congolês dos Correios, Telecomunicações e Economia Digital, Leon Juste Ibombo, comprometer a possibilidade de recursos financeiros a favor da continuação deste projeto integrador de conexão através da fibra ótica.
O governante disse apostar na mobilização dos principais parceiros, como o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Segundo o presidente do Comite de Pilotagem, Franck Siolo, o empreendimento vai contribuir, oportunamente para a abertura do país, para a sua conexão aos países vizinhos.
Também realçou o seu impacto, em matéria de criação de empregos e de desenvolvimento rural.
-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 06maio2020