Agência Panafricana de Notícias

Congo prepara revisão de cadernos eleitorais

Brazzaville, Congo (PANA) - A Comissão Nacional de Organização das Eleições (CONEL) do Congo pretende atualizar, nos próximos dias, os cadernos eleitorais a partir das matrizes saídas do censo administrativo especial de 2013 na perspetiva das presidenciais de 2016 e das legislativas de 2017, anunciou em Brazzaville o seu presidente, Henri Bouka, segundo um comunicado do Ministério congolês do Interior e Descentralização.

Bouka, que fez este anúncio no termo duma reunião conjunta terça-feira entre a CONEL e a Direção dos Assuntos Eleitorais, afirmou que a atualização dos cadernos eleitorais é uma operação anual.

Além disso, o presidente da CONEL precisou que, para evitar a pressa na revisão dos cadernos eleitorais, a lei incumbe a sua instituição de fazer a revisão antes para evitar ser surpreendido pelo tempo.

"Quando a revisão anual não é realizada, a administração e a CONEL fazem uma revisão extraordinária. Os dados vão mudar porque a Comissão Eleitoral deve estar a qualquer momento pronta para recolher os votos Congoleses", disse Bouka.

Além disso, o presidente da CONEL notou que o anúncio do início da operação de revisão das listas eleitorais é da competência do Governo, que deve emitir um decreto que convoca os Congoleses para se aproximarem dos locais onde serão afixadas as listas para eventuais reclamações ou inserções das pessoas em idade de votar.

Segundo Bouka, se a operação de revisão dos cadernos eleitorais for levada a cabo com destreza, o Congo vai dispor dum ficheiro eleitoral viável.

-0- PANA MB/TBM/MAR/IZ 16set2015