Agência Panafricana de Notícias

Congo lança projeto de Sistema de informação energética

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo congolês acaba de lançar, em parceria com a União Europeia, a CEMAC, a OIF, nomeadamente, um projeto de Sistema de Informação Energética (SIE).

Com este projeto, o Congo junta-se aos 11 países que já dispõem de um sistema de informação energética através do Projeto SIE-África, designadamente o Benin, o Níger, o Senegal, o Togo, o Burkina Faso, a Côte de Ivoire, o Mali, a Guiné-Bissau, a República Centro-Africana, os Camarões e a República Democrática do Congo, segundo o seu coordenador, Philippe Constant.

Constant indicou que o desenvolvimento de um sistema de informação energética nacional permite destacar uma visão clara sobre a evolução do setor da energia a curto, médio e longo prazos.

Explicou que, graças a este projeto, metade dos países da Comunidade Económica e Monetária de África Central (CEMAC) vão dispor em breve de uma contabilidade energética atualizada e de padrões internacionais.

O projeto SIE-África contribui assim para a elaboração de políticas nacionais das energias estruturadas e coerentes dos países da África subsahariana.

-0- PANA MB/JSG/CJB/IZ 21junho2012