Agência Panafricana de Notícias

Congo lança programa de desenvolvimento do sector sanitário

Brazzaville- Congo (PANA) -- O Programa de Desenvolvimento dos Serviços de Saúde do Congo (PDSS), financiado com 40 milhões de dólares americanos pelo Banco Mundial, foi lançado sexta-feira em Brazzaville, constatou a PANA mo local.
"Todas as acções do PDSS inscrevem-se no âmbito da luta contra a pobreza e contribuem para na perpetuação da gratuidade das análises e tratamento anti-retroviral da infecção pelo HIV/Sida, e a do tratamento do paludismo para crianças de 0 a 15 anos de idade e mulheres grávidas", declarou a ministra da Saúde, Emilienne Raoul durante a cerimónia.
Financiado com 40 milhões de dólares americanos pelo Banco Mundial (BM), o projecto beneficiará de um apoio das agências das Nações Unidas a fim de reabilitar infra-estruturas do sector e permitir a compra de medicamentos.
O PDSS, cuja duração não foi revelada, integra o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário que prioriza o acesso das mulheres, crianças e outros grupos de pessoas desfavorecidas, aos cuidados médicos, bem como a luta contra as doenças.
"País pós-conflito, o Congo está a enfrentar numerosos desafios de desenvolvimento, nomeadamene no sector da saúde", indicou a directora das oporações do BM para o Congo e a República Democrática do Congo (RDC), Marie-Françoise Marie Nelly.
Segundo o último inquérito demográfico e de saúde de 2005, o Congo revela uma taxa de mortalidade materna de 781 falecimento em cada mil nascimentos vivos e uma taxa de mortalidade infantil de 117 por cento.
Apesar de ser país produtor de petróleo, o Congo saiu exausto de uma década de guerras civis repetidas que destruíram o seu tecido socioeconómico, obrigando uma grande parte dos três milhões de habitantes deste país a viver na pobreza.