Congo lança plano de desconfinamento
Brazzaville, Congo (PANA) - A coordenação nacional para a gestão da pandemia de Coronavirus, chefiada pelo Chefe de Estado congolês Denis Sassou-Nguesso, adoptou, na quinta-feira, em Brazzaville, o plano de desconfinamento escalonado, no final da sua terceira reunião por videoconferência.
As conclusões desta terceira reunião da coordenação nacional para a gestão da pandemia pela covid-19 foram apresentadas pelo ministro congolês da Comunicação, porta-voz do Governo, que afirmou que o primeiro-ministro, Clément Mouamba, revelará o plano faseado desconfinamento, em 48 horas.
A decisão de desconfinar duma forma progressiva implica a aplicação prévia de medidas destinadas a garantir a proteção da população.
Trata-se, nomeadamente, de sensibilizar as forças vivas da sociedade civil e as confissões religiosas à necessidade de um cumprimento rigoroso das medidas preventivas.
Trata-se também de colocar à disposição da população, gratuitamente ou a baixo custo, das máscaras de proteção de alta qualidade e em grandes quantidades tanto pelo Estado como pelas administrações e as empresas públicas e privadas.
A medida respeita à aplicação efetiva do uso obrigatório de máscaras que terá de ser rigorosamente aplicada, enquanto o tráfego será mais livre durante o período de desconfinamento por etapas, afirmou Thierry Lezin Moungalla.
O melhoramentoa da capacidade de cuidar dos doentes da covid-19 através da rápida conclusão de trabalhos da reabilitação das estruturas de saúde selecionadas pelo Governo está entre as condições estabelecidas.
-0- PANA MB/DIM/IZ 15maio2020