Congo lança pagamento eletrónico e-pay de impostos
Brazzaville, Congo (PANA) – O ministro congolês das Finanças e Orçamento, Calixte Nganongo, declarou, em Brazzaville, que a plataforma e-pay Congo está no centro da estratégia do seu departamento que consiste em facilitar aos contribuintes as formalidades e o pagamento dos direitos e impostos.
Segundo Nganongo, a plataforma e-pay que relaciona a fornecedora de serviços públicos e privados e a provedora de soluções de pagamento permite a utilização de todos os meios eletrónicos de pagamento como a transferência bancária, os cartões bancários e o pagamento por telemóvel.
O governante falava durante o lançamento da plataforma e-pay, ocorrido na semana finda, em Brazzaville.
Exortou todos os bancos e estruturas de microfinanciamentos, as operadoras de telecomunicações e as prestadoras de serviços de qualquer tipo a aproveitar esta plataforma que "representa uma oportunidade para melhorar a inclusão financeira e desenvolver a economia”.
Por seu turno, o ministro das Finanças e Orçamento, revelou que o e-pay funciona em tempo real e vem simplicar o pagamento dos impostos e das taxas, "sem a menor intervenção humana da Administração".
Na apresentação da plataforma, o diretor dos Sistemas de Informação do Ministério das Finanças e Orçamento, Guy Noel Londongo, disse que, com esta plataforma, os contribuintes pagarão rapida e facilmente as suas obrigações e o Estado assegurará a rastreabilidade de todas as transações efetuadas para maximizar as receitas.
"Uma das vantagens deste novo modo de pagamento eletrónico das taxas e outras formas de impostos é o alívio da tarefa para os contribuintes que já não terão de deslocar-se para pagar as suas obrigações”, indicou.
O lançamento da plataforma de pagamento eletrónico representa a conclusão do processo de reformas iniciadas pelo Governo para modernizar as finanças públicas do Congo.
-0- PANA MB/TBM/FK/IZ 14out2019