Agência Panafricana de Notícias

Congo lança campanha de rastreio de doenças em meio escolar

Brazzaville, Congo (PANA) – O ministro congolês da Saúde e População, François Ibovi, lançou quarta-feira em Brazzaville uma campanha nacional de rastreio sistemático de doenças no meio escolar, com uma duração de um mês, prevendo uma cobertura de 364 mil alunos do ensino primário e secundário em todo o território nacional, soube-se quinta-feira de fonte oficial.

Estes cuidados são uma oportunidade para enfrentar os desafios da redução da mortalidade infanto-juvenil escolar e de acelerar a realização de progressos significativos no sentido da consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (OMD).

Trata-se de detectar e evitar possíveis infeções que afetam as crianças no meio escolar e reduzir as insuficiências na implementação do pacote mínimo de atividades oferecido nos centros de saúde e reforçar a oferta de intervenções essenciais, entre outros.

« Este ano, mais de 364 mil crianças do ensino primário e secundário do país terão acesso a visitas médicas e cuidados de saúde de qualidade. O UNICEF e o sistema das Nações Unidas estão determinados a apoiar o Congo para reforçar o seu sistema nacional de saúde, promover um espírito são num corpo saudável em crianças a fim de maximizar as suas chances nos estudos», declarou a representante do UNICEF no Congo, Marianne Flach.

-0- PANA MB/AAS/DIM/IZ 15nov2015